Já parou pra pensar como o empreendedor brasileiro, embora tenha muita sede de crescimento e muita resiliência, no geral não se prepara muito bem para iniciar um negócio?
Não é a toa que a gente vê da noite pro dia sociedades sendo constituídas só com a reprodução de um contrato social padrão (aquele modelão do Google), apenas com o auxílio de um contador.
O tempo passa, o negócio começa a rodar e logo os problemas surgem, seja em razão da dificuldade de empreender no Brasil ou porque o empreendedor não está preparado.
Mas aí você pensa: Eu já terei custos enormes com licenças, preparação do empreendimento, contador etc., e ainda vou precisar me preocupar com assessoria jurídica?
Essa é, de fato, uma preocupação muito legítima, e isso não passa despercebido pela nossa equipe. Mas é aí que está a beleza do negócio: Organização, preparação prévia e profissionalismo.
Quando o negócio nasce com um bom acompanhamento jurídico, as chances dele travar por questões problemáticas ou burocráticas, são muito menores.
Preparação jurídica prévia é capaz de te levar, por exemplo, para uma rodada de investimentos de forma incrivelmente mais segura.
Mas se já iniciou o processo sem advogado, procure um o quanto antes. Isso vai te ajudar de uma forma que provavelmente, nesse início, você nem perceberá, mas com o passar do tempo agradecerá, e muito, pela boa assessoria que teve.
É exatamente nessa assessoria que se pode adotar mecanismos muito úteis para prevenir conflitos, problemas, gargalos e mitigar danos.
Se é empreendedor ou deseja se tornar um, não deixe de procurar uma boa assessoria jurídica. Garanto que isso não representará um custo, mas sim um investimento.